Cientistas e médicos do Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense, do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), homenagearam a Prefeita Rosinha Garotinho nesta quarta-feira (8). Eles destacaram a sensibilidade da gestora municipal, que, ao investir no programa de fertilização, com o novo método in vitro INVO, e ao disponibilizar o tratamento gratuitamente às mulheres que sonham ser mãe, colocou Campos na rota dos grandes centros de pesquisa mundiais, na área de fertilização humana.
O coordenador do Centro e especialista em Fertilização Assistida, Francisco Colucci; e o diretor do HEAA, Jair Araújo, entregaram a placa de agradecimento à Rosinha.
- Agradeço e parabenizo a prefeita, porque a Prefeitura de Campos é única cidade do país a investir nesta área. Não conheci no país, uma governante sensível como esta e com a visão que garantiu ao município o pioneirismo tanto na utilização da técnica, como na formação de um convênio municipal para o tratamento. Este pioneirismo é hoje reconhecido, porque a Anvisa aprovou o INVO, em janeiro passado, e agora, o método será utilizado em todos os lugares”, disse Colucci.
A Prefeita Rosinha Garotinho, através da Secretaria de Saúde, firmou parceria com o HEAA, em 2010, possibilitando que o Centro de Infertilidade passasse a utilizar o INVO nos tratamentos. O método é menos invasivo, dispensa incubadora e permite que a mulher vivencie a gravidez, pois a fertilização é feita no corpo dela. Em agosto passado, Campos ganhou a mídia mundial, com o nascimento de Maria Vitória, o primeiro bebê gerado no Brasil através do método.
- Não é preciso ser médica para reconhecer a necessidade da população. O recurso público não pode pagar tudo, mas é preciso saber onde investir. Fico feliz por estar investindo na evolução das técnicas de tratamento das pessoas e contribuindo com o trabalho destes profissionais brilhantes – ressaltou a prefeita.
Fonte: PMCG
Nenhum comentário:
Postar um comentário